Projetos Andanças do Patrimônio chega a Quixeramobim para fortalecer o Sistema Nacional de Patrimônio Cultural
Evento reunirá gestores, pesquisadores, mestres da cultura e comunidades locais em debates sobre políticas públicas e preservação do patrimônio cultural brasileiro.

Foto: César Rabelo
No dia 26 de setembro de 2025, a cidade de Quixeramobim recebe a edição local do Projeto Andanças do Patrimônio, iniciativa que percorre os 26 estados e o Distrito Federal com o objetivo de consolidar o Sistema Nacional de Patrimônio Cultural (SNPC).
O projeto é um convite à participação de detentores, fazedores e trabalhadores do patrimônio cultural, buscando definir diretrizes e prioridades para uma agenda de políticas públicas que valorize e preserve os bens culturais do país. A mobilização reúne grupos e comunidades, gestores de políticas públicas, pesquisadores, mestres e mestras da cultura, estudantes, profissionais, organizações públicas e privadas e toda a sociedade interessada.
Durante o evento, serão realizados diagnósticos locais, debates e construção coletiva de documentos estratégicos, incluindo o 1º Plano Setorial Nacional de Patrimônio Cultural e diretrizes para o Marco Regulatório do SNPC. A proposta é garantir uma gestão participativa, fortalecendo a articulação entre sociedade, governos e agentes privados.
Sobre a importância do evento para Quixeramobim e para a Casa de Antônio Conselheiro, o gestor executivo do equipamento, Pedro Igor Pimentel comenta: “A chegada do Andanças do Patrimônio a Quixeramobim representa um passo fundamental para consolidar, em diálogo com a comunidade, as bases do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural em nosso território. Nossa cidade é berço de Antônio Conselheiro, o que, por si só, demonstra sua vocação para ser referência nacional na defesa da memória e da cultura, com a Casa de Antônio Conselheiro como guardiã viva desse legado, que se amplia para todo o Sertão Central e mais além. É ainda importante destacar que a defesa do patrimônio cultural é também a defesa da identidade, da soberania e da justiça social, valores que encontram na Casa de Antônio Conselheiro um espaço de resistência e de fortalecimento. Somos gratos ao IPHAN, ao MinC, à Secretaria da Cultura do Ceará, ao Instituto Dragão do Mar, à sociedade civil, aos municípios da região e a todas as pessoas que estão construindo este momento conosco.”
A programação da edição de Quixeramobim inclui debates sobre representatividade, acessibilidade, democratização do patrimônio, economia e sustentabilidade cultural, além de apresentações de especialistas e mestres da cultura.
Para a coordenadora pedagógica da Casa, Jaiane Cruz Sousa, a iniciativa reforça o papel do Sertão na construção de políticas culturais: “O Andanças do Patrimônio em Quixeramobim é mais que um encontro: é a reafirmação da importância do Sertão na construção das políticas culturais do país. É simbólico que este debate aconteça aqui, onde a memória de lutas e resistências segue viva, para pensarmos o futuro da preservação do patrimônio cultural do Brasil a partir de vozes diversas e de territórios historicamente invisibilizados. Quixeramobim se torna
palco de uma escuta ativa que reúne sociedade civil, Iphan, gestores, mestres da cultura e pesquisadores para discutir fomento, acessibilidade, sustentabilidade e os caminhos que orientarão o 1º Plano Setorial Nacional de Patrimônio Cultural. Quanto mais plural essa escuta, mais justa e representativa será a política nacional que construiremos juntos. Que esta Andança no Sertão seja um marco para lembrar ao Brasil que o patrimônio cultural é vivo, dinâmico e precisa estar nas mãos de quem o cria e o mantém pulsando. Quixeramobim nos convida a tecer redes, fortalecer territórios e transformar a preservação do patrimônio em um compromisso de todos e todas e todes, para que as próximas gerações possam herdar não apenas a memória, mas o direito de continuar a contá-la.”
Quixeramobim se coloca como um polo de diálogo e reflexão sobre o patrimônio cultural, reforçando a importância de sua preservação para as próximas gerações.
Serviço
Local: Praça C.E.U das Artes
Endereço: Rua Luís Prata Girão, 117-165 – Conj. Esperança, Quixeramobim – CE, 63800-000
Programação Completa
08h – 8h15 | Credenciamento e Lanche
8h15 – 8h45 | Abertura Institucional
08h45 – 09h00 | Apresentação da metodologia do Projeto Andanças do Patrimônio
09h00 – 10h30 | Debate – Tecendo Redes e Fortalecendo Territórios: a Institucionalização do Sistema Nacional de Patrimônio Cultural a partir da Gestão Participativa e Compartilhada
Palestrante: Cristiane de Andrade Buco (Superintendente do Iphan/Ceará) e Andrea Vasconcelos Maranhão (Coordenadora do Escritório do MinC no Ceará)
10h30 – 10h45 | Intervalo
10h45 – 12h00 | Mesa I – Patrimônio Cultural para e pelo povo: representatividade, acessibilidade, equidade e democratização
Palestrantes: Karyna Dantas (Casa de Antônio Conselheiro) e Thamyle Vieira (Coordenadora da Célula de Acessibilidade da Secult/CE)
Mediação: Lorena Patrício (Coordenadora Pedagógica da Casa de Saberes Cego Aderaldo)
12h00 – 14h | Almoço
14h00 – 15h00 | Debate – Fazendo a Roda Girar: Fomento, Economia do Patrimônio, Trabalho, Renda e Sustentabilidade com Antônio Rabelo (Artesão) e Mestra Dadá Leitão (Artesã e Tesouro Vivo da Cultura)
Mediação: Neto Morais (Secretário de Cultura e Turismo de Quixeramobim)
15h00 – 15h30 | Intervalo
15h30 – 16h30 | Mesa II – A Retomada do MinC e os Novos Caminhos para as Políticas Públicas de Cultura
Palestrantes: Andrea Vasconcelos (Coordenadora do Escritório do MinC no Ceará) e Pedro Igor Pimentel (Gestor da Casa de Antônio Conselheiro)
16h30 – 17h00 | Leitura Final do Relatório