IMG 9287

XVII Encontro Mestres do Mundo movimenta o Sertão Central entre 27 e 30 de novembro

De 27 a 30 de novembro, Quixadá e Quixeramobim recebem a XVII edição do Encontro Mestres do Mundo, iniciativa estruturante da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) que celebra mestras, mestres, grupos e coletividades reconhecidos como Tesouros Vivos da Cultura. A proposta reúne tradições, modos de vida, práticas e narrativas que compõem a cultura popular cearense, fortalecendo os processos de transmissão de saberes e a circulação dessas expressões no território.

Ao longo de quatro dias, o público terá acesso a uma programação gratuita formada por oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas, terreirada cultural, feira da economia criativa, exposições, experimentações e pelo Seminário de Patrimônio Imaterial. O Encontro promove um espaço de troca, convivência e aprofundamento sobre as diversas manifestações que integram o patrimônio cultural do Ceará.

Em Quixeramobim, o Encontro contará com ações formativas e momentos de troca conduzidos por mestras, mestres e grupos tradicionais. Entre as atividades previstas no município estão oficinas de educação patrimonial, confecção de brinquedos populares, bordado e uma aula-espetáculo conduzida por representantes do Boi de Estrela, mantendo viva a presença de figuras importantes para a cultura popular cearense.

Sobre os Tesouros Vivos da Cultura

Criado pela Secult Ceará, o programa Tesouros Vivos reconhece mestres, mestras, grupos e coletividades detentores de práticas culturais consideradas essenciais para o patrimônio imaterial do Estado. O Encontro Mestres do Mundo funciona como espaço de celebração e fortalecimento dessa rede, ampliando a visibilidade das trajetórias, técnicas e modos de fazer que atravessam gerações.

Evento estruturante que reúne os Tesouros Vivos da @secultceara, o “Mestres do Mundo” é realizado, neste ano, em colaboração com a Casa de Saberes Cego Aderaldo e a Casa de Antônio Conselheiro, espaços geridos pelo @institutodragaodomar, e com o Centro Cultural do Cariri, gerido pelo @institutomiranteceara, todos integrantes da Rede Pública de Espaços Culturais (RECE). A iniciativa conta, ainda, com a parceria da Prefeitura de Quixadá.

Posts Similares