DEGENERADO TIBIRA

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE ARTISTAS LGBTQIAPN+ DO SERTÃO CENTRAL DO CEARÁ

A Casa de Antônio Conselheiro torna público o lançamento do edital da chamada “Degenerado Tibira – Edição Quixeramobim”, voltado à seleção de artistas LGBTQIAPN+ do Sertão Central do Ceará.

A ação integra a programação da exposição Degenerado Tibira, com curadoria de Eduardo Bruno e Waldírio Castro (Plataforma Imaginários), que será realizada em outubro de 2025, na sede da Casa em Quixeramobim.

Sobre a exposição

A mostra parte da memória de Tibira do Maranhão, indígena tupinambá executado em 1614 sob acusação de sodomia, para reunir obras que afirmam resistência, ancestralidade, religiosidade, corporalidades e modos de reimaginar o mundo a partir das margens.

Em itinerância desde 2023, a exposição já passou por Fortaleza, Belém e Berlim, onde foi a primeira mostra LGBTQIAPN+ a ocupar uma Embaixada Brasileira, e chega agora ao Sertão Central do Ceará com o objetivo de ampliar vozes e narrativas potentes do território.

Quem pode participar?

A chamada é destinada a:

  • Artistas LGBTQIAPN+, nascidos ou residentes há pelo menos dois anos em municípios do Sertão Central do Ceará (Banabuiú, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole);
  • Pessoas maiores de 18 anos;
  • Artistas visuais e da performance que dialoguem com os temas propostos pela curadoria.

Serão selecionadas até 5 obras para compor a edição local da exposição.

Período de inscrições

De 27 de junho a 15 de julho de 2025, exclusivamente por meio de formulário online. Cada artista pode inscrever até duas obras (ou séries), sendo apenas uma selecionada.

Acesse o edital completo

Para conhecer todos os detalhes sobre critérios de seleção, documentação exigida, responsabilidades das partes e cronograma, acesse o edital:

📄 Clique aqui para acessar o edital completo

Faça sua inscrição

📝 Clique aqui para acessar o formulário de inscrição

Para dúvidas ou mais informações, entre em contato conosco pelo e-mail: ascom.cac@idm.org.br

COMPARTILHE